As instituições financeiras bancárias em Angola passam agora a contar com uma nova solução tecnológica, para facilitar a ligação entre estas e os seus actuais e futuros agentes bancários.
Trata-se da plataforma Gateway, que foi apresentada ao público, há- dias, em Luanda, pela POSITIVA – Gestão e Serviços Financeiros – e que servirá para a banca conseguir construir, “de forma mais rápida e eficiente”, a sua rede de agentes bancários e atender a população.
“A nossa solução se destaca com o objectivo principal de conectar os estabelecimentos comerciais de uma forma simples e rápida aos bancos, oferecendo serviços bancários, desde a abertura de conta, levantamentos, depósitos, empréstimos, com a mais moderna tecnologia, com total segurança e transparência”, refere a empresa.
A directora-geral da POSITIVA, Katarina Santos, avançou que actualmente estão em contacto com quatro bancos com quem têm trabalhado. “Estamos em fase de integração desta solução com alguns bancos com os quais já trabalhamos. Com outros bancos estamos em fase contratual. Estamos num caminho de parcerias com a banca”, precisou.
Para garantir uma maior segurança das transações, o Gateway usa informação encriptada, mantendo inviolável o sistema que está a ser adaptado à realidade angolana e cuja entrada em funcionamento no país deverá acontecer a partir de 01 de Fevereiro do próximo ano.
“Neste primeiro momento prevemos registar anualmente 2 milhões de transacções, que é a nossa capacidade, mas esse número vai depender da quantidade de pontos que vai ter cada banco”, explicou Alexandre Santos, director de Produtos Bancários da POSITIVA.
Redução de custos de infra-estruturas, captação de clientes não bancarizados, descongestionamento de balcões, migração de pagamento e operações de baixo valor, melhoria dos serviços aos clientes, gestão e controle da operação pelo banco em ambiente moderno e seguro, são as vantagens que o suporte tecnológico apresenta, segundo a empresa.