Os bancos comerciais angolanos deixaram de prestar serviços de intermediação e desenvolver actividades de investimentos, segundo anunciaram nesta Quarta-feira as instituições bancárias.
Em comunicado, o Banco de Comércio e Indústria (BCI) e o Banco Kave avançam que os serviços e actividade de investimento em valores mobiliários e instrumentos derivados serão exercidos exclusivamente pelos agentes de intermediação financeira, estando as instituições bancárias obrigadas a transferir para as sociedades correctoras e distribuidoras de valores mobiliários autorizadas pela CMC a operar no mercado de capitais.
Entretanto, com o propósito de assegurar aos clientes a continuidade e qualidade dos serviços nestes seguimentos, o BCI e o Keve informam que estabeleceram parcerias com a Prime Solutions e a Prospectum Capital, duas corretora de valores mobiliários admitidas a aperar em Angola.
Neste sentido, para a operacionalização do processo e cumprimento do calendário regulamentar (transferência até 31 de Dezembro de 2023 de todos os títulos de dívida pública, o BCI e o Keve solicitam aos seus clientes a indicação expressa do agente de intermediação para o qual deve ser transferida a conta custodia, por escrito, na carta de transferência de títulos enviada pelo gestor, podendo ser transferida para as entidades acima indicadas ou para outro agente de intermediação certificado pela Comissão do Mercado de Capitais.
“A falta de resposta por parte dos clientes implicará transferência automática para uma das entidades correctoras parceiras. A conta custódia ficara bloqueada no novo agente de intermediação até que os clientes formalizem a relação com o mesmo assinando um novo contrato de intermediação financeira”, termina a nota.