O Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu manter a taxa básica de juro, também conhecida como “Taxa BNA”, nos 19,5%, a taxa de facilidade permanente de cedência de liquidez nos 20,5%, bem como a taxa de juro de facilidade permanente de absorção de liquidez nos 18,5%.
A informação foi avançada esta Quinta-feira, em Luanda, pelo Governador do BNA, Manuel Tiago Dias, que falava em conferência de imprensa, após a 119ª Reunião do Comité de Política Monetária.
“As decisões ora tomadas justificam-se pela necessidade de manutenção de condições monetárias adequadas à desaceleração do ritmo do crescimento dos preços na economia e redução das pressões inflacionistas no curto prazo”, disse.
Manuel Tiago Dias recordou que o Índice de Preços no Consumidor em Angola manteve o curso de desaceleração, iniciado em Maio deste ano, ao fixar-se em 1,61% em Agosto, contra os 1,68% de Julho, resultante da relativa melhoria de bens essenciais de consumo e da adequação do nível de liquidez com a actividade económica.