O Banco Mundial anunciou nesta Sexta-feira um financiamento de 150 milhões de dólares para Moçambique recuperar dos estragos provocados pelo ciclone Freddy.
“Este valor visa apoiar a rápida restauração das infra-estruturas de transporte, bem como a prestação de serviços de educação, saúde, energia, abastecimento de água e saneamento, além da retoma de actividade agrícola”, detalhou em comunicado.
O financiamento responde a um pedido de apoio do Ministério da Economia e Finanças de Moçambique para fazer face à emergência que afectou mais de 1,1 milhões de pessoas e é concedido sob a Componente de Contingência de Resposta a Emergências do Banco Mundial.
Dos 150 milhões de dólares, 100 milhões são atribuídos em forma de subvenções e 50 milhões de dólares como crédito bonificado. As maiores fatias são 51 milhões de dólares para transportes, 19 milhões de dólares para agricultura e 26 milhões de dólares para abastecimento de água e saneamento.
De acordo com a Lusa, estes fundos são extraídos de projectos existentes do Banco Mundial em Moçambique e complementam a subvenção adicional de 300 milhões de dólares aprovada em Abril.
“Ambas as subvenções seguem a Estimativa Global de Danos Pós-Desastre do banco que avaliou os danos do ciclone em 1,5 mil milhões de dólares”, lê-se no documento consultado pela Lusa.