O Banco Millennium Atlântico disponibilizou recentemente uma linha de financiamento para os pescadores artesanais da província do Zaire, de cerca de 250 milhões de Kwanzas (495,2 mil dólares).
Segundo uma nota de imprensa que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, o financiamento enquadra-se no “Projecto Malembe-Malembe” de apoio às Pequenas e Médias Empresas (PME), em linha com o Aviso 10/2022 do BNA, de suporte à diversificação da economia.
De acordo com a administradora executiva do banco, Isabel Espírito Santo, citada no documento, o financiamento reafirma o compromisso do Atlântico no apoio às empresas, famílias e comunidades e visa suprir a escassez de recursos financeiros que os pescadores artesanais da província do Zaire enfrentam.
Espírito Santo disse ainda que a promoção do desenvolvimento da pesca na resposta à elevada procura, constam dos objectivos do lançamento do “Malembe-Malembe, sendo que aquela instituição bancária está igualmente empenhada na disseminação, junto das comunidades pesqueiras, de boas práticas económica, social e ambientalmente viáveis, no sentido de contribuir para o desenvolvimento e adopção de programas de sustentabilidade pesqueira.
Já o director de PME do Atlântico, Pedro Graça, diz ser importante olhar para as potencialidades pesqueiras “do rico e vasto mar do Zaire” e para as necessidades das famílias, bem como focar-se na criação de ferramentas que diminuam o risco e ajudem os pescadores a concretizarem os seus projectos, de acordo à realidade de cada operador, “desde que, de forma responsável e consistente, assumam que as amortizações se encaixem nos seus fluxos de caixa”.
Segundo Pedro Graça, em 2022 foram contemplados 19 pequenos projectos, de montantes entre 2,4 e 5 milhões de kwanzas cada um, atingindo um valor global de 75 milhões de kwanzas. A estes números, explica, adicionam-se quatro projectos financiados e desembolsados na totalidade, em 2021, num financiamento de 24,5 milhões de kwanzas, perfazendo um total de 99,5 milhões de kwanzas financiados ao sector de pesca artesanal, ao abrigo da referida linha.