O Banco de Cabo Verde (BCV) anunciou que emite, em média, 2,3 milhões de moedas por ano e que atualmente existem quase 69 milhões em circulação no país. Este esclarecimento surge após notícias de uma suposta escassez de moeda na cidade da Praia, conforme reportado pela agência Inforpress.
“Da actual emissão de moedas em circulação foram produzidas, aproximadamente, 70 milhões de moedas, sendo que o BCV emite, anualmente, em média 2,3 milhões de moedas”, afirmou o BCV.
A reportagem da Inforpress relatou a falta de moedas em lojas, supermercados e mercados municipais na Praia, levando o regulador bancário a reforçar a sua posição. O BCV garantiu que tem vindo a aumentar o ‘stock’ de moedas para satisfazer a procura.
Em Setembro de 2021, o BCV reforçou a circulação com 5,4 milhões de moedas, das quais 54,4% foram imediatamente disponibilizadas para atender às necessidades do mercado. Atualmente, existem 68,9 milhões de moedas em circulação, incluindo várias moedas comemorativas usadas para pagamentos.
Para combater a retenção de moedas, o Banco de Cabo Verde está a preparar uma campanha de sensibilização, incentivando os consumidores a depositarem as moedas nos bancos ou a utilizá-las nos pagamentos diários. “Considerando a quantidade de moedas em circulação, o BCV apela à população para não as reter em casa e para efetuar o seu depósito junto dos bancos comerciais, contribuindo para a sua efetiva circulação”, apelou o banco.
Além disso, o BCV planeia realizar uma pesquisa de mercado para compreender melhor a utilização das moedas e desenvolver políticas eficazes para a sua produção, distribuição, processamento e fiscalização. “Os resultados do inquérito poderão, também, auxiliar o Banco Central a melhorar a comunicação junto dos cabo-verdianos, transmitindo a importância de se fazer o bom uso do meio circulante”, acrescentou o BCV.
O regulador bancário também está em coordenação com a Polícia Judiciária para investigar eventuais práticas ilícitas relacionadas com a fundição de moedas, apesar de não haver informações concretas sobre tais atividades.