A ilha da Boa Vista, a segunda mais turística de Cabo Verde, terá até finais de 2024 uma dessalinizadora de água do mar, no quadro de um projecto financiado por um banco austríaco em 11 milhões de euros.
O anúncio foi feito, há dias, na cidade da Praia, pela ministra de Estado e ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares, Janine Lélis, indicando que o acordo para o financiamento entre o Governo de Cabo Verde e o Uni Credit Bank da Áustria foi assinado em Dezembro último.
O documento, segundo a mesma fonte, prevê a instalação de uma dessalinizadora de água do mar na ilha, que terá capacidade de transformação de cerca de 5.000 metros cúbicos de água por dia.
Janine Lélis, que falava em conferência de imprensa, explicou que “isto é feito numa perspectiva de vencermos o desafio de disponibilização de água potável para a ilha da Boa Vista, numa perspectiva em que ela possa ser mais permanente e a um melhor custo”.
O acordo, prosseguiu a governante, citada pela Lusa, será agora publicado, e espera-se que a dessalinizadora esteja a funcionar em finais do próximo ano.