Os bancos comerciais angolanos compraram mais moeda estrangeira no primeiro semestre do ano comparando com o semestre anterior, mas menos 14,4% face ao período homólogo de 2023, anunciou o Banco Nacional de Angola (BNA).
As compras totalizaram 5,07 mil milhões dólares, o que em relação ao semestre anterior, segundo o relatório de evolução cambial do Banco Nacional de Angola (BNA), traduz um aumento de 29,3%.
O sector petrolífero foi o maior provedor de moeda estrangeira para a banca angolana tendo disponibilizado 2,1 mil milhões de dólares, mais do que no semestre anterior mas com uma queda face ao período homólogo.
O setor diamantífero foi o único que mostrou uma descida (menos 2,8%) em termos semestrais mas também o único que teve um aumento (mais 17,8%) em termos homólogos no montante de moeda estrangeira disponibilizada aos bancos comerciais, com 675 milhões de dólares.
Os outros setores da economia contribuirão com pouco mais de mil milhões de dólares, segundo os dados do BNA.
O Tesouro Nacional, segundo a Lusa, disponibilizou 924,5 milhões de dólares (menos 33,5% em comparação ao período homólogo de 2023).