O Banco Angolano de Investimento (BAI) disponibilizou nesta Segunda-feira, 28, a subscrição das “Obrigações Sonangol 2023-2028” nos seus balcões, no âmbito da relação de correspondência firmada com a ÁUREA, SDVM, anunciou a instituição.
De acordo com uma nota de imprensa a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, é apta a participar na Oferta pessoa singular ou colectiva residente ou com estabelecimento na República de Angola. Não obstante, os investidores qualificados com residência fiscal fora de Angola poderão transmitir ordens, desde que reúnam as condições necessárias para a liquidação das operações.
O documento refere ainda que deve ter uma conta bancária aberta no BAI, contrato de intermediação financeira celebrado com a ÁUREA e, consequentemente, uma conta custódia, bem como constar na sua conta bancária saldo suficiente para cobertura da operação, incluindo comissões e impostos, sendo o valor automaticamente cativado até à data de liquidação financeira e física.
“O cliente pode efectuar o cancelamento ou proceder a alterações da sua ordem de subscrição até às 15h00 do dia 7 de Setembro de 2023, limite a partir do qual a ordem não poderá ser alterada”, lê-se no documento.
Segundo a nota, os termos e condições de subscrição das “Obrigações Sonangol 2023-2028” constam no prospecto da oferta disponível nas páginas institucionais da ÁUREA, da Sonangol e da Comissão do Mercado de Capitais (CMC).
Recorda-se que a petrolífera angolana (Sonangol) fez o lançamento oficial da Oferta Pública de Subscrição no dia 14 de Agosto, em Luanda, com a qual contrata dívida num montante de 75 mil milhões de kwanzas [cerca de 90 milhões de dólares].