O Banco Angolano de Investimentos (BAI) anunciou, há dias, ter aberto uma linha de financiamento, denominada “Crédito Campanha Agrícola 2024”, no valor de 43 mil milhões de kwanzas (cerca de 51,7 milhões de dólares).
Segundo a instituição bancária, a linha de financiamento tem como objectivo potenciar os agricultores e outros produtores que já operam no sector, com condições para investir na próxima campanha agrícola e que necessitam de apoio adicional para garantir a produção e comercialização de grãos e cereais.
“Para a análise individual do montante a financiar serão levadas em consideração as necessidades comprovadas da empresa para pagamento de despesas com a preparação de terrenos para o cultivo de grãos e cereais”, detalha um comunicado a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.
O banco refere no documento que o montante de financiamento para cada projecto é o de até 500 milhões de kwanzas (602.5 mil dólares), sendo que montantes superiores deverão ser submetidos à aprovação.
No entanto, estarão condicionados a aderir a esta linha de financiamento clientes que não tenham cumprido “estrita e rigorosamente” as regras cambiais em vigor no país, os que tenham processos pendentes que comprovem a entrada de bens e serviços no país, bem como aqueles que aguardam decisão de processos de contencioso tributário.