Vários directores executivos do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) iniciaram esta semana uma missão de consulta a Cabo Verde, país apoiado pela instituição face aos choques exógenos ligados à invasão russa à Ucrânia e à pandemia da Covid-19.
Os quadros do BAD terão vários encontros de intercâmbios com as mais altas autoridades do país, incluindo o Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, o Vice-Primeiro-Ministro, Olavo Avelino Garcia Correia, que é também Ministro das Finanças, Promoção Empresarial e Economia Digital, e o Governador do Banco de Cabo Verde.
Estão também agendadas reuniões com ministros sectoriais, tais como o da Indústria, Comércio e Energia, Administração Pública, Agricultura e Ambiente e Infra-estruturas, assim como com os secretários de Estado para a economia e finanças digitais, segundo um comunicado publicado no website do Banco Africano de Desenvolvimento consultado pela FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
Como principal instituição financeira de desenvolvimento de África, o BAD encontra-se numa posição única para continuar a fornecer financiamento e serviços de consultoria a longo prazo a Cabo Verde, a fim de acelerar a diversificação da sua economia e reduzir a vulnerabilidade do país a choques exógenos.
O Banco Africa de Desenvolvimento é agora um dos parceiros de desenvolvimento preferidos de Cabo Verde. Desde 1977, quando começou as operações no país, investiu cerca de 609,8 milhões de dólares em vários sectores, com destaque para o dos Transportes, Energia, Agricultura, Água e Saneamento, Telecomunicações e Governação.
A instituição financiou ainda a construção, expansão e modernização do aeroporto da Praia, que aumentou o número de passageiros diários de 400 para 1.000, a construção de linhas de transporte e redes de distribuição de eletricidade e o desenvolvimento digital, para fazer do país um centro de desenvolvimento tecnológico e da cadeia de valor agrícola, entre outros projectos.
A 31 de Janeiro de 2023, a carteira activa do grupo Banco Africano de Desenvolvimento em Cabo Verde incluía quatro operações no valor de 68 milhões de dólares.