O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou dois mecanismos financeiros no valor de 400 milhões de dólares para o Standard Bank Group da África do Sul, para apoiar desenvolvimento económico em África.
A parceria, segundo uma nota, irá reforçar o capital do grupo Standard Bank, aumentar o apoio às pequenas e médias empresas (PME) na África do Sul e expandir o comércio em todo o continente africano.
A obrigação social, a ser cotada na Bolsa de Valores de Joanesburgo, representa uma abordagem inovadora ao financiamento sustentável.
O vice-presidente do Banco Africano de Desenvolvimento para o Setor Privado, Infraestruturas e Industrialização, Solomon Quaynor, afirmou que esta parceria entre o Banco Africano de Desenvolvimento e o grupo Standard Bank é um exemplo do nosso empenho em promover o crescimento económico sustentável em África. Ao apoiar as PME e ao promover soluções financeiras inclusivas, estamos a dar passos significativos no sentido de alcançar a nossa visão de um continente próspero onde cada indivíduo tem a oportunidade de prosperar.
Elogiando o grupo Standard Bank pelo seu compromisso com a sustentabilidade, o director do Banco Africano de Desenvolvimento para o Desenvolvimento do Sector Financeiro, Ahmed Attout, disse que esta intervenção baseia-se de forma inovadora no Quadro de Financiamento Sustentável do SBG, utilizando os mercados de capitais de dívida locais para apoiar o financiamento a segmentos-chave, incluindo as PME.
O director executivo adjunto do Grupo Standard Bank, Kenny Fihla, saudou o grupo Banco Africano de Desenvolvimento como um parceiro estratégico.
“Estruturar o financiamento como uma obrigação social destaca a importância do impacto social do grupo e alinha-se com o apoio contínuo da nossa estratégia existente na nossa divisão de Banca Comercial e de Negócios para impulsionar a inclusão financeira através de empréstimos às PME no nosso maior mercado, a África do Sul”, acrescentou.
As receitas da obrigação destinar-se-ão a apoiar iniciativas de empréstimo a PME no âmbito do Quadro de Financiamento Sustentável do Grupo Standard Bank.
O Acordo de Participação no Risco permitirá aumentar o apoio ao financiamento do comércio aos bancos locais, reforçando assim as capacidades de financiamento do comércio em todo o continente, incluindo nos países de baixo rendimento e nos Estados em transição.