A Ato Internacional Consulting lançou, esta semana, em Luanda, o EKUTA – projecto de incubação de rede de empreendimentos e cooperativas de base solidária, no âmbito do Fórum sobre Economia Solidária, promovido em Maio deste ano.
A iniciativa tem com o objectivo incentivar as trocas de bens e serviços entre empreendedores e empresas e criar oportunidade de negócio. Com isto, a Ato Internacional Consulting pretende contribuir para dar maior visibilidade às organizações, maioritariamente informais, e facilitar as conexões que permitam pesquisas e estudos de casos, trabalhando directamente com os agentes da economia solidária no seu habitat.
O projecto, com a previsão de duração de quatro a cinco anos, comporta três fases, designadamente a EKUTA ONDJILA – Iniciação que compreende um período de partilha de experiências, treinamentos sobre empreendedorismo cooperativo solidário, formação e webinares, OKULYA EKUTA – o Chá de Negócios de base solidária e cooperativa – e EKUTA ODJANGO – EKUTA CLUB, onde a vida da rede se efectivará.
À margem da apresentação do projecto, a administradora da Ato Internacional Consulting, Vânia de Lourdes Frederico, adiantou estarem já abertas as inscrições para a primeira fase, denominada EKUTA ONDJILA, com duração de 12 semanas.
“Os grupos particulares também podem se inscrever. Teremos encontros para partilha de conhecimento e melhoria das metodologias de cooperação e até mesmo para o desenvolvimento e fortalecimento das ideias de negócio cooperativo que os membros vão trazer”, explicou.
De acordo com Vânia de Lourdes Frederico, a Ato Internacional Consulting terá uma participação apenas de consultora, cujo papel é apenas potencializar e criar espaços de promoção das iniciativas e, posteriormente, ampliá-las noutras localidades, na perspectiva do combate à pobreza.
“Pelo estudo que fazemos, as zungueiras, taxistas e mototaxistas têm capacidade financeira de pagar a segurança social e a economia solidária pode ajudar o Estado angolano no que diz respeito à arrecadação de receitas, através dos impostos. Entretanto, há aqui uma oportunidade de reavaliarmos o nosso modelo de desenvolvimento”, disse.
O termo “Ekuta” tem origem na língua nacional Umbundu, proveniente da expressão “okulya ekuta”, que literalmente significa «comer juntos».