O projecto World Art Day By Triga, organizado pela Jahmek Contemporay e a Refriango, inaugurou na Sexta-feira passada, em Luanda, uma exposição colectiva, intitulada “For a New Tomorrow”, que estará patente até ao dia 23 de Dezembro.
Os artistas angolanos Irene A’mosi, Magno Daniel, Hélder Garcia, Liliante Kiame e Resem Verkrom, apresentam na amostra mais de dez obras em diferentes formatos, entre as quais pintura, fotografia, literatura e vídeo.
“Poesia passageira” é uma das obras da poeta e escritora Irene A’mosi. A autora disse que juntou o áudio visual e palavra para abordar a forma como os angolanos se comunicam e questiona a falta de uma gramática própria no país. “Usei como instrumento de trabalho as palavras que encontramos nos vidros traseiros dos táxis [vulgarmente chamados ‘candongueiros’]. Dai tentei compor um poema que abordasse essa mesma narrativa”, explicou.
Por sua vez, pela primeira vez, o artista Hélder Garcia apresentou cinco obras, entre elas, “futuro do amanhã” e “paz na estrada”, que retrata os acidentes de viação, considerada a segunda maior causa de mortalidade em Angola, logo a seguir ao paludismo.
Segundo a co-fundadora da Galeria Jahmek Contemporay e curadora da exposição, Mehak Vieira, a ideia do projecto, concretizado com o apoio da marca de cerveja Tigra, é empoderar jovens talentos e democratizar a arte em Angola.