A Feira Internacional de Maputo (FACIM) – uma exposição multissectorial anual, considerado o maior evento comercial com dimensão internacional em Moçambique e tido também como a maior amostra empresarial e de negócios moçambicana – arrancou esta Segunda-feira, 30, em Maputo, e decorrerá até ao próximo dia 05 de Setembro.
Este ano sob o lema “Industrialização, Inovação e Diversificação da Economia”, durante sete dias, a feira irá decorrer em formato híbrido [virtual e presencial], devido às limitações impostas pela pandemia da Covid-19, anunciou a organização.
O director da Agência para a Promoção de Investimento e Exportação (Apiex), Gil Bires, referiu numa entrevista à Rádio Moçambique, que na presente edição o evento contará com a presença de 250 expositores nacionais e 24 países, sendo que os moçambicanos vão estar presentes no recinto da feira e os estrangeiros participaram de forma virtual, através de espaços que a organização criou para o efeito.
“Atendendo à situação criada pela pandemia, 250 expositores nacionais no recinto da feira é um número que se ajusta perfeitamente às circunstâncias”, declarou Gil Bires, acrescentando que se espera a visita de 700 pessoas, por dia, ao local, e de 10 mil, via online.
A FACIM acontece desde 1974, quando Moçambique ainda era colónia portuguesa, não tendo sido realizada no ano passado, por ‘culpa’ do novo coronavírus.