A empresa de consultoria e provedora de informações sobre petróleo, gás e energias renováveis, Petroangola, deu início nesta semana ao primeiro Censo do Conteúdo Local nas empresas angolanas prestadoras de bens e serviços à indústria de petrolífera. Com duração prevista de 90 dias, o censo é parte do programa de elaboração do Magazine do Conteúdo Local.
Em entrevista exclusiva à FORBES, o CEO da Petroangola, Patrício Quingongo, explica que o Censo do Conteúdo Local consiste em visitar as empresas prestadoras de serviços ao sector petrolífero angolano, de modo a conhecer o potencial das mesmas, visando a criação de uma base de dados com informações detalhadas. A actividade, diz, surge também como um contributo à composição do índice de qualificação das prestadoras de serviço.
“O censo irá consolidar todas as informações relativamente as actividades do conteúdo local em Angola, nomeadamente, a promoção das empresas, serviços, produtos, desenvolvimento de projectos, oportunidades de negócio no sector petrolífero angolano eauxiliar na criação de uma rede efectiva do conteúdo Local”, precisa.
O engenheiro de formação adverte que, apesar de ter duração de três meses, o período de realização do censo poderá ser alterado, tendo em conta o evoluir da pandemia da Covid-19 no país. Patrício Quingongo avança que serão visitadas mais de 600 empresas, em sete províncias do país, nomeadamente Benguela, Cabinda, Cuanza Sul, Huambo, Huíla, Zaire e Luanda.
O responsável refere que, tratando-se do primeiro cendo do género a realizar-se no país, a Petroangola espera ao final ter uma maior percepção sobre o potencial da prestação de serviços e fornecimento de bens pelas empresas angolanas à indústria de petróleo e gás, de modos a auxiliar na criação de uma rede efectiva do conteúdo local, assim como identificar as principais necessidades e prioridades das empresas.
A FORBES apurou, no entanto, que neste momento o Censo de Conteúdo Local está a ser conduzido por uma equipe multidisciplinar composta por dez colaboradores da Petroangola, com conhecimentos vastos sobre a indústria de petróleo gás, os mesmos que serão responsáveis pela condução das entrevistas e a elaboração dos relatórios finais.