A revista americana Engineering News Record (ENR), especializada no sector da engenharia e construção a nível mundial, acaba de anunciar que o projecto do Aproveitamento Hidreléctrico de Láuca, tutelado pelo Ministério da Energia e Águas, gerido pelo Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (Gamek) e construído pela OEC Angola, foi galardoado com o prémio Global Best Projects – o Óscar da engenharia mundial, como o melhor projecto do ano na categoria Energia/Industrial.
A barragem de Laúca não foi o único projecto angolano premeado. A publicação americana distinguiu também nesta edição o projeto Vias de Luanda, igualmente executado pela OEC Angola, com o Prémio de Mérito na categoria Renovação/Restauração.
O Aproveitamento Hidroeléctrico de Laúca possui uma capacidade total de potência instalada de 2.070 MW, sendo responsável por cerca de 50% da energia gerada em Angola. O empreendimento contribui significativamente para a estabilidade do sistema eléctrico do país, tendo proporcionado uma drástica redução dos apagões em Angola e a diminuição em 55% do consumo de combustíveis fósseis na geração de energia.
A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para o dia 9 de Dezembro deste ano, em Nova Iorque, e terá transmissão online.
Numa nota de imprensa que a FORBES teve acesso, o Presidente da OEC Angola, Marcus Azeredo, destacou que esta distinção reconhece o compromisso do governo angolano, da empresa e dos seus trabalhadores com a entrega de obras, “cuja engenharia e construção seguem padrões internacionais de excelência, quer ao nível da qualidade, quer da inovação, quer da sua implementação, melhorando e impactando positivamente a vida e o bem-estar de milhares de pessoas em todos os países nos quais o grupo opera”.
Trata-se do décimo ano consecutivo que a OEC tem pelo menos um dos seus projectos reconhecidos pelo Global Best Projects com o Oscar da Engenharia, tendo conquistado até ao momento 19 prémios.
O Best Project Award reconhece e distingue projectos inovadores, sustentáveis, cuja qualidade de engenharia e construção é amplamente verificada e reconhecida pelo júri, assim como o grau de diversidade global das equipas que os implementam.
Nesta edição, os organizadores afirmam terem recebido um número recorde de inscrições – mais do dobro dos projectos avaliados em média nos últimos anos. Ao todo, este ano foram distinguidos 30 projectos, distribuídos por 21 países.