A menor norte-americana Sanaa hiremath, de 11 anos, natural da Florida, além de ser autista, é também considerada uma menina especial por ter habilidades incomuns a matemática. A criança prodígio ganhou reconhecimento mundial por ter batido o record do Guinness World Records em matemática mental, ao resolver um exercício matemático de multiplicação de 12 dígitos, sem que para tal tenha usado uma calculadora, lápis ou papel.
Para conseguir o feito, a menina passou por um teste no qual foi cronometrada enquanto multiplicava uma dúzia de números escolhidos de forma aleatória, sendo que surpreendentemente, conseguiu resolver em menos de 10 minutos, apenas usando a mente.
Diagnosticada com autismo aos 2 anos, aos 7, a família percebeu as suas habilidades incomuns à matemática. A partir deste momento, começou a ser ainda mais estimulada pelos pais, porém, a dada altura, Sanaa já era capaz de resolver problemas complexos. “Ela foi capaz de resolver instantaneamente as respostas para os problemas de matemática, alguns dos quais eu tive dificuldade em entender a própria questão.” contou a mãe da menina, Priya, ao Guinness World Records.
Quando estava no segundo ano escolar, Sanaa foi reprovada a matemática. “Na escola deram-lhe um lápis e papel e disseram-lhe para escrever de 1 a 20, mas ela não podia porque não conseguia segurar o lápis por ter pouca coordenação motora, isto devido as limitações criadas pelo autismo” conta Uday, o pai.
Sanaa estuda actualmente em casa, porque os pais acreditam ser melhor e entendem que a educação convencional não é adaptada às necessidades da menina. “Sanaa trabalhou todos os dias de sua vida para estar onde está agora. Cada pequena coisa que consideramos natural em nossas vidas diárias, seja na fala ou na coordenação motora, ela trabalhou duro para alcançar”, afirma a mãe de menina ao Guinness World Records.