A Bolsa de Valores de Cabo Verde (BVC) anunciou nesta Quarta-feira mais uma edição do Prémio Jornalismo Financeiro, uma distinção de carácter anual destinada aos profissionais da comunicação social nacional.
Segundo uma nota, este prémio tem como objectivo fomentar e estimular o envolvimento dos profissionais da comunicação através da investigação, estudo e acompanhamento contínuo do mercado de valores mobiliários, incentivando a produção de conteúdos capazes de contribuir significativamente para a educação financeira da sociedade.
A presente edição do prémio contempla os trabalhos realizados ao longo do ano de 2024, sendo que a data limite para a submissão dos trabalhos é 31 de Dezembro de 2024.
Entretanto, a Bolsa de Valores de Cabo Verde, consciente do seu papel essencial na construção de um mercado de capitais cada vez mais dinâmico e alinhado com os desafios do desenvolvimento sustentável do país, tem, ao longo dos anos, implementado diversos projectos e promovido variadas iniciativas de divulgação e valorização do mercado de capitais, com especial enfoque no mercado bolsista.
O jornalista deve fazer a sua inscrição através do link inscrição – https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSftd9k_G7M47jbexh6zUyZsdjrljZQTB2OTpfgHHsI39mQHMQ/closedform
A promoção da educação e literacia financeira constitui uma das acções prioritárias do Plano de Acção da Bolsa de Valores de Cabo Verde, que a entende como uma das condições essenciais para se ter uma vida economicamente equilibrada e com margem para a poupança e para o investimento.
Neste contexto, a BVC tem em curso um ambicioso programa de promoção da educação e literacia financeira, traduzido essencialmente em ações formativas e informativas dirigido à sociedade cabo-verdiana no país e na diáspora e, especialmente, a determinados grupos prioritários, como estudantes e jovens em gera!.
A BVC reconhece e valoriza o papel relevante e insubstituível da comunicação social, enquanto parceira de primeira linha neste desafio que é de toda a sociedade cabo-verdiana.
Em consequência, pretende estabelecer com o sector uma relação mais próxima e profícua, tendo sempre presente o interesse público inerente à actividade da comunicação social.
0 Prémio conta com a honrosa parceria da Associação dos Jornalistas Cabo-verdianos (AJ0Cj, e visa promover e estimular o engajamento dos profissionais da comunicação social, através do estudo, da investigação e do acompanhamento regular do mercado de bolsa, produzindo conteúdos suscetíveis de contribuir para a educação financeira da sociedade.