O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, diz estar preocupado com a violência pós-eleitoral em Moçambique, que resultou em perda de vidas e destruição de propriedade pública e privada.
Num comunicado publicado no website da ONU Moçambique, António Guterres explica que tomou nota do anúncio do Conselho Constitucional sobre o resultado das eleições gerais realizadas em 09 de Outubro de 2024 e que continua a acompanhar de perto os acontecimentos.
O secretário-geral exorta todos os líderes políticos e partes interessadas nacionais relevantes a acalmar as tensões, inclusive por meio de diálogo significativo, reparação legal, abster-se do uso da violência e redobrar os esforços para buscar uma resolução pacífica para a crise em curso, de forma construtiva, o que é essencial para o futuro coletivo dos moçambicanos.
Recorde-se que o Conselho Constitucional (CC) de Moçambique confirmou a vitória do candidato da FRELIMO, partido no poder, nas eleições presidenciais de 9 de Outubro, com 65,17%, contra 70,67% atribuídos pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
Ao ler o acórdão 24 do órgão, a juíza presidente do CC confirmou também a vitória da FRELIMO nas legislativas, nas Assembleias Municipais e para governadores nas 10 províncias.