O Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) vai outorgar o título de “honoris causa” ao antigo Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, e à cientista de computação portuguesa, Manuela Veloso, nesta Sexta-feira, 15, em Lisboa, em cerimónia que assinala os 51 anos daquela instituição de ensino, que contará com a presença do actual chefe de Estado de Cabo-Verde, José Maria Neves.
“É o regime democrático que permite o desenvolvimento da ciência em Portugal e a criação de uma comunidade científica no nosso país. É também o 25 de Abril que permite a descolonização e, com isso, o desenvolvimento do ensino superior nos países africanos de língua portuguesa”, afirmou a reitora da universidade, Maria de Lurdes Rodrigues, num comunicado citado pela Lusa.
De acordo com a Lusa, a efeméride assinala os 50 anos do 25 Abril e a importância da instauração do regime democrático para a ciência em Portugal, assim como para os processos de desenvolvimento dos países africanos lusófonos.
A apresentação de Pedro Pires será feita por Rui Pena Pires, professor catedrático de sociologia e investigador na área das migrações, enquanto a de Manuela Veloso, por Jorge Costa, professor catedrático de engenharia e vice-reitor do ISCTE para a investigação e modernização tecnológica.
*Napiri Lufánia