A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) de Angola investiu cerca de 10 milhões de dólares em projectos de responsabilidade social no país, em 2022, com destaque para construção de escolas e unidades hospitalares.
A informação foi avançada esta semana, em Luanda, pelo seu presidente do conselho de administração, Paulino Jerónimo, no final da entrega de equipamentos musicais e uma viatura ao Espaço Aplausos – Centro de Formação Artística do Sequele, localizado no município de Cacuaco, numa parceria com o Bloco 48, operado pela TotalEnergies.
Segundo Paulino Jerónimo, com esta cerimónia, foi formalizado mais um gesto na continuidade da aposta na formação integral da criança, financiada pelo sector petrolífero.
“Sob coordenação do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, juntamente com os seus parceiros, está engajada na criação de sinergias com entidades públicas e privadas para a concretização de acções de responsabilidade social”, referiu.
O PCA da ANPG fez saber que os bens doados ao Espaço Aplausos, ao abrigo ao fundo de investimento de responsabilidade social do Bloco 48, operado pela TotalEnergies, destinam-se à massificação artística desde a tenra idade.
Com tal gesto, continuou o responsável, “a instituição abraçou um projecto ousado e que já conquistou o seu lugar na vida da comunidade em que está inserido”, afirmando que o apoio prestado compreende a oferta de um meio de transporte com uma lotação total de 15 lugares e que cobre igualmente parte de instrumento de precursão e execução musical.
“Não há dúvidas de que as artes são importantes factores de afirmação do nosso país no plano internacional. Assim sendo, acreditamos que as iniciativas empreededoras na descoberta de talentos como esta, merecem o nosso engajamento. Trata-se de um desafio de toda a sociedade”, considerou.
O investimento do sector petrolífero, segundo apontou, vem como um contributo para impulsionar um ambiente de maior conforto para as crianças que escolheram o Espaço Aplausos, para aprender a desenvolver o seu talento nas diferentes disciplinas artísticas.
Por sua vez, o CEO do Espaço Aplausos, Cabingano Manuel, agradeceu a doação feita pela ANPG, destacando que a viatura doada vai ajudar a ir ao encontro de crianças vulneráveis, que necessitam de assistência social para estudar arte.
Já o gerente do Bloco 48, Rui Rodrigues, sublinhou que a iniciativa mostra que a ANPG está a potenciar a cultura angolana e a apostar na capacitação humana, reiterando a continuação de parceria em projectos que visam melhorar a vida das populações.
O administrador do distrito urbano do Sequele, Francisco Tchipilica, que testemunhou o acto de entrega dos meios, afirmou que o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás e a ANPG têm vindo a promover uma diversidade de acçoes sociais em todo o país, apontando com exemplo o município de Cacuaco, “que já beneficia de vários investimentos sociais”.
O Espaço Aplausos promove cursos de piano, guitarra, artes plásticas e desenho artístico, canto, percussão, ballet, inglês, bem como aulas de artes marciais, com destaque para Jiu-Jitsu.