A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) assinou um memorando de acordo com o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), promovendo o incremento do agronegócio e a inclusão das famílias que habitam nas áreas adjacentes à produção petrolífera na agricultura nacional. O acordo foi rubricado pelo Presidente do Conselho de Administração da ANPG, Paulino Jerónimo, e pela Presidente da FADA, Felisbela Francisco.
Com a assinatura deste memorando, a ANPG disponibiliza de imediato 1 milhão de dólares para o fomento de projetos de agricultura familiar. O documento estabelece os princípios gerais de cooperação institucional entre as partes no domínio da agricultura, definindo o âmbito de atuação de cada entidade.
De acordo com a nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, entre os principais objectivos do memorando estão a cooperação em projetos de desenvolvimento sustentável, a formação técnico-profissional em educação, agricultura e pecuária, bem como o desenvolvimento de parcerias técnico-profissionais. As duas entidades comprometeram-se a desenvolver projetos conjuntos que identifiquem potencialidades no setor, criam oportunidades de investimento e promovem serviços financeiros disponíveis para a agricultura familiar.
O Secretário de Estado do Petróleo e Gás, José Barroso, citado na nota, expressou orgulho no apoio ao sector produtivo, sublinhando que o memorando entre a ANPG e o FADA é uma extensão do trabalho integrado desenvolvido em colaboração com o sector agrícola . “Este memorando, apoiado pela responsabilidade social do Bloco 48, operado pela TotalEnergies, cria uma oportunidade ímpar para a promoção do acesso ao crédito e assistência técnica especializada para os produtores agrícolas”, afirmou Barroso.
Paulino Jerónimo, da ANPG, destacou que o apoio à agricultura familiar em Angola é um imperativo que a expedição tenha vindo a promover para melhorar a vida das comunidades que dependem desta actividade. Ele sublinhou que já existem projetos agrícolas em curso em províncias como Cabinda e Zaire e que o objetivo é melhorar e estruturar, em conjunto com o FADA, o apoio ao setor petrolífero à agricultura familiar e ao agronegócio.
A Presidente da FADA, Felisbela Francisco, estima que o memorando permitirá realizar diversas ações em várias localidades, resultando em benefícios práticos para as comunidades. “A ANPG, que já interage com várias comunidades, vai nos ajudar no mapeamento e na concretização de projectos que envolvem atividades agrícolas de produção e auto-sustentação rigorosas”, afirmou.
O memorando reveste-se de especial importância, dada a orientação estratégica do Executivo para dinamizar a produção nacional e estimular a economia. O evento contou também com a presença de outras figuras importantes, como o Secretário de Estado para as Florestas, João Cunha, e o Diretor Geral da TotalEnergies, Martin Deffontaines.