As exportações de mercadorias dos países de língua portuguesa para Macau diminuíram 17,2% em Fevereiro, atribuído em grande parte à celebração do Ano Novo Lunar, que ocorreu entre 10 e 17 de Fevereiro deste ano.
De acordo com os dados da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) de Macau, o valor exportado para o território ficou em 86,8 milhões de patacas (9,92 milhões de euros) no mês passado.
Nos primeiros dois meses do ano, as exportações de mercadorias dos países de língua portuguesa para Macau registaram uma diminuição de 4,3%, totalizando 219,8 mil milhões de patacas (25,1 mil milhões de euros).
O Brasil foi o principal país exportador para Macau em Fevereiro, com um valor de 60,5 milhões de patacas (6,92 milhões de euros), representando uma queda de 31,1% em comparação com o mesmo período do ano anterior. As exportações brasileiras foram principalmente compostas por carne, peixe e marisco.
Por outro lado, as exportações de mercadorias de Portugal para Macau aumentaram significativamente, com um crescimento de 77,7% para 26,3 milhões de patacas (três milhões de euros), também incluindo principalmente carne, peixe e mariscos, além de bebidas alcoólicas, vestuário e acessórios.
Em Fevereiro, segundo noticiou a Lusa, os países lusófonos importaram mercadorias no valor de 41 700 patacas (cerca de 4 800 euros) de Macau, enquanto Macau não realizou qualquer importação desses mercados durante o mesmo período.
As exportações totais de mercadorias por Macau em Janeiro totalizaram 965 milhões de patacas (110,4 milhões de euros), com uma queda de 6,8%, enquanto as importações atingiram 8,84 mil milhões de patacas (1,01 mil milhões de euros), uma diminuição de 28% em termos anuais.