O angolano Lorenzo Campos, de 11 anos de idade, acabou de fazer história, ao ser o primeiro piloto africano a vencer neste Sábado, o emblemático Troféu Vortex ROK Cup, de kartring, na categoria Mini, disputada no circuito italiano de Lonato.
Numa prova em que participaram 108 pilotos, o angolano, apesar de arrancar da 9.ª posição na final, conseguiu mostrar a sua rapidez e talento até conquistar o lugar mais alto do pódio, numa categoria onde começaram a despontar alguns dos talentos que actualmente alinham na Fórmula 1, como são os casos de Max Verstappen ou, mais recentemente, Lando Norris, só para citar alguns.
Um mês após ter se estreado oficial pela sua nova equipa, a Energy Corse, depois de ter saído do CRG racing Team, Lorenzo Campos conquistou a sua primeira grande vitória com as cores da formação italiana.
“A minha estreia pela Energy Corse já tinha sido muito positiva e, pouco tempo depois, consegui agora vencer aqui na Itália, o que é fantástico. Estou muito contente com o trabalho que temos feito e vou continuar a trabalhar cada vez mais para ter mais apoios e assim ter uma carreira no desporto automóvel”, referiu o vencedor, citado numa nota enviada à FORBES.
O piloto angolano, natural de Benguela, já tinha mostrado o seu talento logo na primeira prova que realizou pela Energy Corse, entre 15 e 19 de Setembro, precisamente no circuito italiano de Lonato, a contar para Open Cup das World Series Karting (WSK). Na altura, alinharam na prova 101 concorrentes e Lorenzo conseguiu o segundo melhor tempo da sua série nos treinos cronometrados, ficando a escassos 46 milésimos de segundo de conquistar a pole-position, tendo, contudo, na pré-final, sofrido um toque que ditou o seu abandono.
Agora, no também concorrido Troféu Vortex ROK Cup, que começou na passada Terça-feira, 12, e terminou neste Sábado, 16, Lorenzo Campos mostrou a sua resiliência, dado que nos primeiros dias viu muitos dos seus adversários a revelarem-se mais rápidos, mas, sem baixar os braços, juntamente com a sua equipa, encontraram o set-up ideal, para lutarem pela vitória.
Na Final, apesar de partir da nona posição, o jovem piloto soube gerir a corrida e foi recuperando lugares até alcançar a liderança, para não mais a largar até ver a bandeira axadrezada.
Lorenzo Campos saiu de Angola há dois anos, com o objectivo de fazer carreira desportiva ‘fora de portas’. Desde então, o adolescente tem participado da WSK – Word Series Karting, considerada o topo do karting.