A Oil Field é uma empresa criada para fazer calculadoras digitais e inteligentes. A Oil Field Calculator (OFC) 2000 − calculadora de dimensionamento e estimativa de custos de instalações petrolíferas foi o primeiro e o mais importante produto da start-up apresentado ao mercado angolano, em 2017.
Silvestre Cassa Iombo, fundador e Presidente do Conselho de Administração da Oil Fild Calculator, disse à FORBES que a ferramenta é capaz de ajudar no controlo financeiro, cálculo de quantidades de material necessário para a perfuração e ainda fazer comparação de preço entre diferentes fornecedores.
Sobre o desenvolvimento do aplicativo, Silvestre conta que tudo começou dentro de um laboratório de engenharia, na Universidade de Luisana, nos Estados Unidos da América, onde fez o curso superior de engenharia de petróleos. “Estava já no último ano, quando entrei numa simuladora chamada Eclipse, que fazia a estimativa de custos de produção. Foi a partir daí que me surgiu a ideia de criar algo parecido”, lembra.
De lá para cá não parou e abriu um pequeno escritório na sua própria casa, à entrada da Ilha do Cabo, em Luanda. Continuou a trabalhar no projecto e, em meados de 2017, lançou ao mercado para fazer a primeira exposição do aplicativo. A Sonangol foi a primeira empresa a quem apresentou a ferramenta e que, segundo avança, mostrou interesse em comprar.
“A Oil Field Calculator, Lda continua desenvolvendo o OFC 2000 para tentar responder o mercado nacional e, aos poucos, está a ganhar espaço e reconhecimento”, garante.
Entretanto, em 2020, a Agência Nacional de Petróleos, Gás e Biocombustíveis (ANPG), revela Iombo, se tornou no primeiro cliente da Oil Field Calculator, como resultado de um contrato firmado e já renovaram no ano em curso. Além de oferecer ao mercado a calculadora, tem feito também vários trabalhos de consultoria nas várias bacias de Angola, como a do Baixo Congo, Congo, Namibe e Kwanza.
Paralelamente, frisa, a sua empresa vem realizando vários estudos comparativos em alguns projectos em África, “com resultados valiosos” em regiões como o Quénia, Gana, Uganda e Nigéria. “Com a calculadora OFC2000, firmamos um contracto de consultoria no âmbito de projecção de infra-estruturas e estimação de custos”, diz o engenheiro de 44 anos.
Outras calculadoras
Além da OFC2000, a Oil Field tem outras calculadoras com outros domínios, nomeadamente TERMINAL7000 – para projectar as infra-estruturas terrestres de petróleo, PRORESERVES-7000 – destinada a estimar reservas petrolíferas e a calculadora para contabilidade LANCHONETE-7000, ANGOCONSTRUCTION-7000, esta última para a projecção de infra-estruturas e estudos de viabilidade económica agrícolas.
“Para este desenvolvimento recente, actualizamos o módulo desenvolvimento em terra e terminais de óleo. Também separamos a calculadora manual da automática”, explicou acrescentando que na calculadora manual o usuário vai seleccionando os itens manualmente, enquanto na automática, basta que o utilizador pressione no conceito de desenvolvimento do campo para que os cálculos aconteçam.