A Dubai Investments International Angola, subsidiária integralmente detida pela Dubai Investments, anunciou, recentemente, que vai desenvolver, em Angola, o primeiro centro integrado de uso misto de África, numa extensão de 2.000 hectares, para visa acomodar uma comunidade estimada em 200.000 residentes e criar 140.000 empregos
Em comunicado, o Dubai Investments Park Angola (DIP Angola), é um inovador centro residencial, comercial e industrial, integrado e de uso misto, com 2.000 hectares, desenvolvido pela Dubai Investments – empresa cotada no mercado financeiro do Dubai.
O projecto está estrategicamente localizado no município do Dande, na província do Bengo, a apenas 50 quilómetros de Luanda, e a 33 quilómetros a oeste da capital provincial, Caxito. Uma rede de transportes regional robusta irá assegurar excelente conectividade para os visitantes locais e internacionais.
O vice-presidente e director executivo do Dubai Investments, Khalid Bin Kalban, diz que o Dubai Investments Park Angola é um marco importante, representando o primeiro empreendimento do grupo a uma escala tão grande, significando o início de uma viagem rumo à expansão global.
“Este passo estratégico reafirma a crença inabalável do grupo no promissor terreno económico de África, com o objectivo de catalisar o crescimento e o progresso sustentáveis em todo o continente. Trata-se de uma demonstração de dedicação firme da Dubai Investments em utilizar a sua experiência na criação de empreendimentos prósperos de utilização mista”, explicou o responsável.
O DIP Angola, assegurou, apresenta uma perspectiva privilegiada para os investidores que procuram diversificação e expansão de negócios numa economia florescente, que detém um imenso potencial para indústrias de grande escala, fornecendo caminhos directos para mercados extensos, num panorama africano cada vez mais amplo.
A Dubai Investments irá desenvolver as infra-estruturas e arrendar terrenos a promotores e investidores, criando um desenvolvimento coeso de utilização mista, à medida que o Grupo avança com a criação do DIP Angola.
Esta comunidade projectada irá combinar harmoniosamente zonas residenciais, comerciais e industriais, sublinhando a inclusão, e uma diversidade de comodidades, tais como parques comunitários e instalações de lazer, redefinindo os espaços recreativos.
O projecto inclui um campo de golfe de 18 buracos e várias opções de habitação, desde luxuosas residências à beira-mar a opções mais acessíveis, todas estrategicamente posicionadas perto de vibrantes centros comerciais e industriais.
O local do projecto da DIP Angola compreende 3 quilómetros de costa deslumbrante e uma extensão de 2 quilómetros de praia, apresentando um cenário para um planeamento versátil. A topografia da área permite a integração perfeita de zonas industriais, comerciais e residenciais, preservando ao mesmo tempo a beleza natural.
O empreendimento tem como objectivo tornar-se um pólo turístico e industrial, com um desenvolvimento sustentável alinhado com o Ministério do Ambiente de Angola (MINAMB).