Com o objectivo de promover o golfe no nosso país, proporcionar troca de experiência aos jogadores angolanos e incentivar o turismo, a fazenda Resort dos Mangais, localizada na barra do kwanza, em Luanda, acolheu nos dias 11, 12 e 13 deste mês, o Torneio Internacional “Angola Senior Classic 2022”.
Durante três dias, 34 jogadores profissionais provenientes da África do Sul e 66 amadores angolanos disputaram a primeira edição da prova.
O primeiro e o segundo dia foram reservados para a disputa em equipa, constituídas cada uma delas por um profissional e dois atletas amadores. O terceiro e último dia esteve dividido em dois momentos: no período da manhã aconteceu a disputa individual apenas entre os profissionais, sendo que de noite decorreu o jantar e a cerimónia de entrega de prémios.
O sul-africano, Keith Horne foi o grande vencedor da prova, na categoria profissional, tendo alcançado a melhor pontuação, com menos 14, depois de ter feito no primeiro dia 67, no segundo, 68 e no terceiro, 67, perfazendo um total de 202 pontos.
Horne, assim como a maioria dos atletas profissionais, agradeceu a hospitalidade, elogiou o campo de golf do Mangais e disse que “foi um excelente fim-de-semana”, por ter trocado experiência com os jogadores angolanos.
“Foi um torneio fantástico, espero que os atletas amadores que jogaram connosco tenham se divertido assim como nós. Fazer novos amigos e novas conexões foi muito bom, fomos muito bem tratados e gostamos muito de estar aqui”, afirmou.
Um dos aspectos que muito chamou a atenção dos 34 profissionais internacional foi a condição do campo de Golf e a estrutura de apoio, nomeadamente, alojamento, transporte e outros. A organização do Torneio chegou a afirmar que o campo do Resort dos Mangais tem condições para ser um dos cinco melhores da África Austral.
António Louro, CEO da Fazenda dos Mangais, que teve a ideia de trazer a competição internacional a Angola, explicou que foi um grande desafio e que teve a equipa e os patrocinadores certos para a realização do evento.
“Espero que o Angola Senior Classic vá durar muitos anos e que, com esta relação importantes, com esta nação poderosa do golfe, possamos crescer, não só no Golf, mas em mostrar tudo de bom que se faz no nosso país [Angola]”, referiu Louro.
A segunda edição do “Angola Senior Classic” está agendada para Junho do próximo ano. Segundo a organização, por causa da condição limitada de alojamento, espera-se a participação do mesmo número de atletas profissionais, no caso, 34.
Jaime Pedro