Angola quer que acções futuras a serem concretizadas com Portugal no âmbito da relação de amizade, cooperação económica, intercâmbio científico e cultural se tornem sejam mais robustas, disse o Presidente da República de Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço.
De acordo com o presidente da República de Angola, a relação entre os dois países tem um vasto potencial de cooperação por explorar, pelo qual precisam de prestar maior atenção.
“Os investidores privados portugueses têm sobre os demais a vantagem da língua comum, do cruzamento entre famílias e do vasto conhecimento da nossa cultura, dos nossos hábitos e costumes”, destacou Lourenço.
João Lourenço avançou ainda a vontade de Angola querer maior investimento directo de empresários portugueses no agronegócio, pescas, hotelaria, turismo, comércio, construção civil, mobiliário, indústria de confecções, curtumes e calçados e aos outros ramos da economia que sejam do seu interesse.
“Decorre o processo de privatizações de activos do Estado para os quais os empresários portugueses se podem também candidatar, não posso deixar de reflectir que os cidadãos dos nossos referidos países estão sempre muito atentos aos eventos que ocorrem num ou noutro lado e muito especialmente aos pontos como esses em que abordam as questões bilaterais no mais alto nível e do qual aguardam sempre resultados concretos”, observou.
João Lourenço assegurou ser de grande importância a necessidade de se incrementar o intercâmbio cultural, técnico científico e académico entre as instituições públicas e privadas da sociedade civil dos dois países.