Angola está entre os melhores lugares turísticos a visitar em 2024, indica a CNN Travel, programa mensal de televisão da norte-americana CNN International, que sugere outros destinos como a Estónia, Taiwan, Porto Rico, Canadá, Coreia do Sul e Albânia.
De acordo com a CNN Travel, Angola está a esforçar-se por entrar no cenário do turismo, tendo recentemente introduzido um visto electrónico de turismo de aprovação rápida.
“Embora as principais infra-estruturas turísticas possam ainda não estar prontas, é uma oportunidade de explorar um país que ainda está fora do radar das viagens”, lê-se na nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.
A capital do país, Luanda, segundo a CNN Travel, tem a reputação de ser uma cidade cara e festiva, mas nos espaços abertos além, “Angola tem paisagens espetaculares e delícias culturais de cair o queixo”. A segunda cidade, Lubango, a cadeia televisiva britânica, “oferece arquitetura colonial portuguesa, uma impressionante estátua do Cristo Rei, em estilo carioca, no topo de uma colina e acesso à Fenda da Tundavala, um mergulho vertiginoso de planaltos frescos em planícies empoeiradas e cintilantes”.
Em acréscimo, a CNN aponta que também vale a pena “dar uma olhada” às “dramáticas” Cataratas de Calandula, com 396 metros de largura, e os paraísos do surf na costa atlântica, como Barra do Kwanza e Cabo Ledo.
O turismo internacional, lembra, atingiu cerca de 90% dos níveis pré-pandemia em 2023, e os Estados Unidos emitiram um número recorde de passaportes.
Recorde-se que, recentemente, a Comissão Económica do Conselho de Ministros da República de Angola aprovou o Plano Nacional de Fomento ao Turismo, com o objectivo de assegurar o investimento directo em grande escala, facilitar o acesso de turistas para o país e a sua mobilidade internamente, desenvolver infra-estruturas de serviços públicos, assegurar a formação e capacitação de quadros para a prestação de serviços e aperfeiçoar o quadro legal e regulamentar da actividade turística.