A plataforma digital Angola Investor Market, que será lançada em Abril do Ano em curso, em Luanda, pretende apoiar os empreendedores e o empresariado angolano na canalização de investidores para concretização dos seus projectos, bem com as instituições públicas do país.
Em entrevista à FORBERS ÁFRICA LUSÓFONA, o CEO do grupo DABG-Angola Business, Arsénio Bumba, disse que em termos macro, com este processo de atracção de investimentos para Angola, através da referida plataforma, a grande ambição é contribuir e apoiar o fomento da produção nacional, o crescimento económico, a diversificação da economia, assim como geração de empregos e a promoção do desenvolvimento sustentável da economia nacional.
“Para além de Angola, a nossa meta é poder também colocar uma réplica desta plataforma para apoiar igualmente as economias dos demais países africanos, a começar pelos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), visando apoiar as suas economias e promover o desenvolvimento sustentável dos países”, sublinhou.
Quanto ao valor investido na plataforma Angola Investor Market, Arsénio Bumba, diz ser difícil mensurar, já que a plataforma não representa na prática a aquisição dum instrumento digital através dum pagamento concreto, mas que foi obtida fruto de um trabalho criativo e de desenvolvimento feito pela equipa da DABG-Angola Business em Angola e em Madrid, Espanha.
“Foram mais de três anos que a equipa trabalhou no desenvolvimento desta plataforma para que seja um instrumento digital, que possa efectivamente conectar as oportunidades de investimentos existentes em Angola para os investidores nacionais e estrangeiros, de modo a facilitar e acelerar a concretização destes projectos e activos em Angola”, acrescentou.
Considera ainda que o mercado de investimentos em Angola é muito atractivo e promissor, sendo que há vários sectores com grande potencial para investimentos, desde o sector petrolífero, agricultura e agroindústria, minerais, energia renováveis, turismo, infra-estruturas, tecnologias de informação e comunicação, construção, ensino e formação profissional e sector financeiro.
“Estes sectores em Angola oferecem grande procura e representam excelentes oportunidades de investimentos que podem garantir bons retornos para os seus investidores”, entende.
Para Arsénio Bumba, apesar de algumas oportunidades existentes, Angola ainda tem alguns desafios por superar no que diz respeito ao ambiente de negócios mais atractivo.
“Questões como a burocracia excessiva que ainda existem em alguns sectores, expansão e melhoramento das infra-estruturas, combate à corrupção, são os desafios que o país enfrenta e que o Governo angolano está fortemente empenhado e tem estado a trabalhar neste grande objectivo, fazendo as reformas necessárias para superar essas situações e melhorar cada vez mais o ambiente de negócios”, frisou.
Realçar que o CEO da DABG-Angola Business, detentora da plataforma digital Angola Investor Market, Arsénio Bumba, vai participar como orador nos dias 26 e 27 de Fevereiro, em Joanesburgo, África do Sul, no “Fórum de Industrialização da SADC”, para apresentar a plataforma e abordar as oportunidades de investimentos em Angola.