Impulsionar o fomento da inovação no sector financeiro para a construção de um ecossistema de inovação financeira sólido em Angola, será o mote da 1º edição “Angola Fintech Summit”, que decorre nesta Sexta-feira, 10, no formato híbrido.
O evento propõe conectar reguladores, instituições financeiras, empresas de telecomunicações, start–ups fintech e especialistas nacionais e internacionais para reflectir, partilhar e inspirar a inovação na indústria financeira, partindo de uma perspectiva global para o contexto local.
Em análise serão, também, abordados a contribuição das fintech para o desenvolvimento das economias emergentes na era digital e a transformação digital dos pagamentos em Angola.
Em exclusivo a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o managing director da H2i – Hub to Innovation, José Bucassa, disse que para esta edição o objectivo é refletir sobre a consolidação do sistema financeiro e criar um espaço de partilha com os vários intervenientes e convidados, promovendo um sistema financeiro sólido.
São aguardados 12 oradores, entre os quais, Country Manager da VISA para Angola, Joel Pitta; o CEO da Africa Fintech Network, Meagan Rabe, Fintech Account Managment na VISA para a África Subsariana, Patrick Conteh, e ainda o co-fundador da FTSGroup e um dos fundadores da Innotrib (o braço de inovação da SWIFT), Matteo Rizzi, bem como a directora-geral da Positiva – Gestão e Serviços Financeiros Katarine Santos, entre outros oradores.
O evento tem a VISA como patrocinador oficial e conta com a parceria da Africa Fintech Network, Positiva e TimePledge, sendo uma iniciativa concebida e implementada pela H2i – Hub to Innovation.
O Angola Fintech Summit é uma ramificação do Angola Innovation Summit, promovidos pela H2i – Hub to Innovation, liderada por José Bucassa.
*Adnardo Barros