Angola exportou cerca de 100,42 milhões de barris de petróleo bruto no terceiro trimestre de 2022, correspondentes a um milhão e 92 mil barris por dia, ao preço médio ponderado de 101.5 dólares por barril.
Segundo o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, José Barroso, que apresentou nesta Terça-feira, 25, em Luanda, a síntese do balanço da exportação do terceiro trimestre do ano em curso, os principais destinos do petróleo bruto exportado por Angola foram a China, Índia e França.
“Esta exportação resultou numa receita bruta de 10,21 mil milhões de dólares, que registou uma diminuição de 13,72%, comparativamente ao trimestre anterior e um aumento de 40,91% em relação ao período homologo de 2021”, referiu.
Quanto ao gás natural, José Barroso explicou que as exportações realizadas no período em referência totalizaram cerca de 1,6 mil milhões de toneladas métricas, valorizadas em aproximadamente 2,12 mil milhões de dólares.
A receita bruta arrecadada no terceiro trimestre deste ano com a comercialização do gás, assegurou o secretário de Estado para o Petróleo e Gás, foi superior em 99,48%, comparativamente ao trimestre anterior, impulsionadas pelos altos preços no mercado internacional.
“O preço do petróleo foi influenciado por vários factores, com destaque para o impacto do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, aumento da produção em alguns países, principalmente na Arábia Saudita, bem como a diminuição das expectativas do crescimento da procura do crude a nível mundial”, apontou.