Angola atingiu esta Terça-feira, 28, a meta de plantação de um milhão de mangues, ao fim de uma campanha realizada no âmbito do programa de reflorestação das zonas dos mangais em toda a orla costeira do país, com 50 mil novas plantas, soube a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA de uma nota distribuída aos meios de comunicação social.
A meta foi atingida com a ajuda de várias forças, desde um apadrinhamento da Vice-Presidência da República de Angola, efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional, passando por vários voluntários que se juntaram à causa que já tem recebido apoios até de entidades internacionais.
No entanto, as 50 mil novas plantas só foram integradas ao solo dos mangais com a ajuda de cerca de 200 jovens voluntários, mobilizados pela Otchiva, para participarem da reflorestação da zonas do Mangais, na comunidade do Quilómetro 26, comuna do Ramiro.
“Para chegarmos a um milhão faltavam cerca de 30 mil, mas chegamos às 48 mil mangues plantados apenas hoje. Cumprimos. Estamos de parabéns, Angola está de parabéns”, declarou Pedro Jorge, um voluntário citado na nota.
Desde logo, e para fazer face à estratégia, juntou-se à causa o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, que desafiou a sociedade angolana a participar da campanha, durante o primeiro Workshop sobre Zonas Húmidas de Interesse Internacional, por ocasião do Dia Nacional do Ambiente, a 2 de Fevereiro.
Mais tarde, Bornito de Sousa voltou a fazê-lo durante a Conferência sobre o Reforço dos Compromissos Políticos para a Melhoria e Conservação dos Mangais em África, iniciativa co-organizada pela União Africana e governo angolano, no quadro da celebração do Dia Africano do Ambiente e Dia de Wangari Maathai.
Dentro do programa, que já conta com o mais alto dos patrocínios do país, foram realizadas várias campanhas em Luanda, Bengo, Benguela, Cabinda e Zaire, envolvendo entidades públicas e privadas, voluntários, organizações nacionais, com destaque para a Associação Otchiva, que tem estado a liderar o processo mobilizando a sociedade civil e parceiros.