Moçambique e Angola estão entre os 24 países africanos cujos líderes e empresários o Reino Unido convidou para uma cimeira em Londres entre 23 e 24 de Abril para promover o comércio e investimento económico, informou o governo britânico.
O encontro, indica o Executivo britânico num comunicado, pretende reforçar as parcerias anglo-africanas para criar empregos e crescimento, apoiar o talento britânico e africano em sectores como as finanças e a tecnologia, bem como promover o empreendedorismo feminino.
O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, esteve presente na primeira edição, em Londres, mas o homólogo angolano, João Lourenço, cancelou inesperadamente a viagem, tendo sido representado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.
De acordo com o documento, o Reino Unido quer aproveitar as oportunidades criadas pelo elevado crescimento económico esperado na África subsaariana, nos próximos dois anos, incluindo no desenvolvimento de energias renováveis.
“Para fazer crescer a economia britânica, criar oportunidades de crescimento e impulsionar a nossa segurança económica, temos de aprofundar os nossos laços com parceiros em todo o mundo”, afirmou o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, num comunicado citado pela Lusa.
O líder britânico acrescenta que esta cimeira “garantirá que podemos aproveitar o potencial das nossas relações em África e fazer crescer as nossas economias, tornando-as mais fortes, resilientes e inovadoras”.