Angola e Cabo Verde assinaram esta Segunda, em Luanda, um protocolo de cooperação no domínio da administração pública, reforma administrativa, gestão de recursos humanos e serviços de apoio aos cidadãos.
O documento foi rubricado pela ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social de Angola, Teresa Dias, e pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública de Cabo Verde, Edna Oliveira.
Na sua intervenção, Teresa Dias referiu que este protocolo, que vinha sendo negociado há algum tempo, visa colher experiências de Cabo Verde sobre a gestão dos recursos humanos, serviço integrado de apoio ao cidadão e a reforma da administração pública.
Teresa Dias sublinhou que o acordo tem também como objectivo partilhar com Cabo Verde a experiência de Angola no domínio da entidade recrutadora única, da Escola de Administração e Políticas Públicas, entre outros.
“Com este instrumento que subscrevemos, entendemos que estão dados os passos necessários para que as nossas equipas técnicas possam ser formadas e possamos então começar a trabalhar na materialização do nosso objectivo”, frisou.
A ministra angolana, citada pela Lusa, destacou que ainda são vários os constrangimentos na administração pública do país, mas estão identificados os caminhos a seguir para melhor eficiência, admitindo que ainda há “um longo caminho pela frente”.