Angola e Botswana vão reforçar, em breve, a cooperação no domínio da agricultura, pecuária, turismo e ambiente, com a assinatura de um memorando de entendimento, cuja elaboração já está em curso.
Para tal, esteve a trabalhar, durante cinco dias no Botswana, uma delegação multissetorial chefiada pelo secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária de Angola, João da Cunha, que integrou altos funcionários dos Ministérios da Agricultura, Turismo e Ambiente.
Para além dos encontros que manteve com o vice-ministro da Agricultura do Botswana, Molebatsi Shimane, e outras entidades do ministério da Cultura e Turismo e Ambiente e Agricultura, a delegação angolana visitou a sede da Comissão de Carne Bovina do Botswana (BMC), que integra uma unidade de exploração pecuária, indica um comunicado a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso.
O documento acrescenta que a comitiva angolana visitou ainda o Instituto de Vacina e o Laboratório Nacional de Veterinária do Botswana, localizados em Gaborone, um matadouro industrial, bem como o Laboratório Nacional de Inseminação Artificial e Centro de Treinamento do Botswana, nas localidades de Lobatse e Ramatlabama.
No final da missão, João da Cunha fez um “balanço positivo” e afirmou que os dois países trabalham agora na elaboração de um memorando de entendimento no domínio da Agricultura e Pecuária, que deverá ser rubricado em breve.
Esta missão da delegação multisectorial surge na sequência da visita de Estado que o Presidente João Lourenço realizou recentemente ao Botswana, a convite do seu homólogo, Mokgweetsi Masisi.
“Está se a reforçar substancialmente a cooperação com a República do Botswana e a nossa missão visa justamente meter em prática todos os aspectos que o Presidente João Manuel Gonçalves Lourenço e o Presidente Masisi abordaram. Nós tivemos o primeiro encontro técnico com a equipa do Botswana e as conversações foram bastante frutíferas, foi possível abordamos aqui aspectos técnicos muito pertinentes no que concerne fundamentalmente ao sector da pecuária”, sublinhou o secretário de Estado para a Agricultura e Pecuária de Angola.