Angola está a apresentar as suas potencialidades mineiras e a promover também os minerais necessários para a transição energética, na Conferência Mining INDABA 2023, que decorre desde Segunda-feira, 7, na África do Sul, afirmou o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás do país, Diamantino Pedro Azevedo.
O governante que chefia a delegação angolana ao evento na Cidade do Cabo, assinalou que a divulgação do potencial mineiro do país visa atrair investidores para a prospecção e pesquisa desses minerais em solo angolano.
“Para esta conferência nós trazemos especificamente a promoção dos minerais que são necessários para a transição energética. Não queremos com isso dizer que estamos apenas a preocuparmo-nos com os minerais importantes para a transição energética, mas divulgar o potencial que o país também”, disse o ministro.
Falando aos jornalistas, à margem da abertura da conferência que encerra amanhã, Quinta-feira, 9, e que congrega vários operadores do sector mineiro do continente africano e não só, Diamantino Azevedo destacou a presença de empresas angolanas no evento.
“Temos presente uma parte institucional, onde damos a conhecer como as empresas podem obter os direitos mineiros para que possam desenvolver a sua actividade no nosso país, bem como as infra-estruturas que já possuímos de apoio à indústria mineira”. precisou.
As acções e potencialidades de Angola a nível da indústria mineira serão abordados especificamente num painel, enquadrado na conferência, agendado para esta Terça-feira.
De acordo com o ministro angolano, a delegação que chefia, com agenda bastante preenchida, deve ainda manter contactos com dirigentes de várias empresas mundiais do sector e com instituições financeiras interessadas em financiar o sector mineiro angolano.