A contabilista e consultora Ana Cristina Costa, de 38 anos, assumiu em Janeiro o cargo de administradora executiva financeira da Protteja Seguros para um mandato de quatro anos. A também empresária, acumula uma experiência de cerca de 15 anos nas áreas de Finanças e Administração.
Em entrevista à FORBES, a nova responsável pela área financeira da Protteja considera que o sector dos seguros em Angola é “desafiador”, acentuando que comporta muitas oportunidades, apesar de um “ambiente económico e financeiro hostil”, que tem estado na base de vários constrangimentos estruturais e que representam um custo operacional elevado.
Reagindo à nomeação, a também escritora com três obras já publicadas no país, destaca que o convite e posterior nomeação para o cargo representa, uma vez mais, o reconhecimento do trabalho que tem vindo a desempenhar. Nos próximos quatro anos, Ana Costa garante alcançar os objectivos a que se propõe, que passam por criar valor à organização.
“O sentimento é de felicidade. Esta nomeação é prova que as empresas e os seus proprietários estão atentos aos profissionais e acompanham o percurso. Mãos-à-obra, porque 2021 será muito desafiante”, refere a também professora da Universidade Agostinho Neto.
A contabilista afirma que sempre esteve muito ligada à consultadoria financeira, como assessora administrativa nuns casos e consultora noutros, desenvolvendo trabalhos de apoio, suporte, restruturação, recuperação e criação de procedimentos, métodos e ferramentas que permitam as empresas melhorarem a sua performance.
Ana Costa é formada em Contabilidade, com especialização em fiscalidade. Tem um mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios, ambos feitos no ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade de Lisboa.