O ambiente digital pode facilitar os empreendedores a expandirem os seus negócios para obterem resultados satisfatórios, defende coordenador da Associação de Jovens Empreendedores de Angola (AJEA), Osvaldo Muandumba.
Em declarações à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, durante a 1ª edição do Anual Summit 2023 Evento, promovido neste Domingo, 23, em Luanda, pela Lua-Deira Business, Osvaldo Muandumba incentivou os empreendedores a aproveitarem os benefícios da internet.
“Do ponto de vista genérico, nós estamos a sair da sociedade tradicional para a sociedade digital. Há toda necessidade de os empreendedores acompanharem essa dinâmica, de modo a não descontinuar os serviços, os produtos e os negócios”, sublinhou
O líder da AJEA admite que ainda existem empreendedores angolanos com dificuldades no acesso à internet, mas diz que são questões conjunturais e macro.
“Para que a internet chegue a casas ou aos nossos smartphones, depende de políticas que devem ser desenvolvidas do ponto de vista estratégico do país. Daí termos chamado atenção ao nosso Governo no que diz respeito ao investimento que deve ser feito nas tecnologias de informação”, apontou Osvaldo Muandumba.
Por sua vez, o director da Lua-Deira, David Moma, justificou que o evento foi promovido pensando na literacia digital. “É necessário que os empreendedores apostem cada vez mais no mercado digital, com projectos claramente funcionais. Tudo bem que tem aquele todo o aparato do plano de negócio, mas precisamos testar e arriscar para que tenhamos um país mais digitalizado”, referiu.
O Anual Summit é um evento que reúne líderes angolanos para discutir soluções sobre diversas áreas, visando o desenvolvimento de país. Além de ser um espaço de partilha de conhecimento e networking, é igualmente palco filantrópico para pessoas e instituições carentes, “já que 30% da renda arrecadada no evento reverte-se a favor de fins solidários”.