A juíza de instrução Gabriela Assunção, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), marcou a leitura da decisão instrutória do processo Banco Espírito Santo Angola (BESA), que envolve Álvaro Sobrinho, para o próximo dia 15 de Julho.
O ex-presidente do Banco Espírito Santo Angola (BESA) Álvaro Sobrinho, foi acusado de 18 crimes de abuso de confiança agravado, sendo que cinco dos quais em coautoria e cinco de branqueamento, enquanto ao ex-presidente do BES, Ricardo Salgado, foram imputados cinco crimes de abuso de confiança e um de burla qualificada.
Além de Álvaro Sobrinho e Ricardo Salgado, estão também em causa os ex-administradores Amílcar Morais Pires, visado por um crime de abuso de confiança e outro de burla, Hélder Bataglia, acusado de um crime de abuso de confiança, e Rui Silveira, que responde apenas por um crime de burla, como chegou a noticiar a Lusa.
Recorde que a acusação do processo BESA foi conhecida em Julho de 2022 e respeita à concessão de financiamento pelo BES ao BESA, em linhas de crédito de Mercado Monetário Interbancário (MMI) e em descoberto bancário.