A Confederação Empresarial da CPLP esteve na Universidade de Pequim, a trabalhar num protocolo, para que alunos da comunidade lusófona recém-licenciados possam candidatar-se ao Mestrado em Administração Publica – Desenvolvimento Nacional em Pequim.
A intenção foi manifesta durante o Seminário “Programa Modelo de Desenvolvimento da China”, organizado pelo Institute of South-South Cooperation and Development, da Universidade de Pequim.
De acordo com uma nota a que a FORBES ÁFRICA LUSÓFONA teve acesso, os alunos admitidos, a Universidade de Pequim oferece propinas, estadia e uma bolsa académica.
Durante o seminário foram analisados os pilares do modelo de crescimento económico na China, numa análise conjunta com os melhores professores da Universidade de Pequim, com vasta carreira académica e profissional nas maiores instituições internacionais.
“Com visita de estudo a casos de sucesso, como o Alibaba Group, fábrica de automóveis elétricos, modelos de carregamento e baterias elétricas que asseguram uma utilização com duração segura aos condutores”, lê-se na nota.
Ainda de acordo com o documento, o seminário foi uma oportunidade para os membros da Confederação empresarial da CPLP conhecerem províncias a cerca de 1000 km da capital, onde se pôde constatar uma “rede de infra-estrutura ferroviária ultramoderna”, que assegura a conexão, mobilidade e eficiente energética como pilares para o desenvolvimento sustentável, com a construção de novas cidades.
“Deste seminário saímos com o voto de confiança das entidades públicas e privadas, para reforçar a colaboração com os países do Sul que integram a CPLP, com programas de partilha de conhecimento, educação, parceiros industriais e agrícolas que querem alargar a sua actividade para os nossos países e acesso a programas de financiamento”, sublinha a nota.