O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) e o Banco de Desenvolvimento KfW, em nome do Ministério Federal Alemão para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (BMZ), anunciaram, há dias, a reposição do Fundo Especial do NEPAD – Mecanismo de Preparação de Projectos de Infra-estruturas (NEPAD-IPPF).
O acordo foi assinado, em Berlim, por Helmut Gauges, diretor da Cooperação Financeira na África Subsariana, em nome do KfW, e pela vice-presidente e diretora Financeira do BAD, Hassatou N’Sele.
Com a reposição do Fundo Especial, o governo alemão disponibilizará cerca de 10,8 milhões de dólares ao NEPAD-IPPF, com objectivo de reforçar os esforços do programa em áreas prioritárias como as infra-estruturas ecológicas e inteligentes do ponto de vista climático.
De acordo com uma nota de imprensa enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, o apoio terá ainda um maior enfoque no segundo Plano de Ação Prioritário do Programa para o Desenvolvimento de Infra-estruturas em África para o período 2021-2030 (PIDA-PAP 2) e o apoio à transformação de África no âmbito da Zona de Comércio Livre Continental Africana, impulsionando o comércio intra e extra-africano.
“A parceria visa apoiar o desenvolvimento de infra-estruturas, com enfoque em áreas como as alterações climáticas, o género, a Agenda 2063 e, sobretudo, na obtenção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, afirmou o diretor do KfW, Christoph Tiskens, citado na nota.
Christoph Tiskens referiu que são necessários mais recursos, tendo em conta as crescentes exigências que estão a ser feitas ao Fundo. “O KfW, em nome do governo alemão, é um parceiro fundamental do BAD e continuaremos a apoiar os mecanismos que desempenham um papel fundamental no crescimento económico e na redução da pobreza”, afirmou.
Por sua vez, a diretora Financeira do BAD referiu que “à medida que as economias africanas enfrentam novos desafios face a crises globais que se sobrepõem”, o apoio de parceiros como a Alemanha permitirá à instituição africana cumprir a sua “importante missão” de desenvolvimento.
“Com o reaprovisionamento do NEPAD-IPPF, estamos determinados a apoiar ainda mais os nossos clientes, ajudando-os a realizar o seu potencial económico, através do aumento dos investimentos em infra-estruturas, contribuindo para o crescimento verde, a inclusão e a criação de emprego”, afirmou Hassatou N’Sele.
Por seu turno, o director de Infra-estruturas e Desenvolvimento Urbano do BAD, Mike Salawou, destacou as “enormes necessidades” do continente. “A nova contribuição da Alemanha é uma indicação de confiança na capacidade do Fundo para cumprir com êxito o seu mandato e o reconhecimento de que o NEPAD-IPPF está a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento de infra-estruturas em África”, disse.
Entretanto, Mike Salawou, defende ser “conveniente” reforçar ainda mais o Fundo com os recursos necessários para lhe permitir cumprir os seus objectivos e o seu mandato.