O Governo da Alemanha anunciou um apoio de 199 milhões de euros para sectores de desenvolvimento social e económico em Moçambique, no âmbito do estreitamento da cooperação bilateral, segundo um comunicado conjunto.
De acordo com o documento da embaixada alemã em Maputo e do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, o financiamento será canalizado para as áreas da educação profissional, descentralização e finanças públicas, desenvolvimento económico sustentável, bem como das energias renováveis.
O novo pacote financeiro foi acordado durante negociações entre as delegações dos dois países, realizadas na passada semana.
“As partes reafirmaram o desejo mútuo de continuar a reforçar as relações bilaterais, baseadas na confiança mútua e em vantagens recíprocas, o que carateriza esta parceria de longa data”, refere-se o comunicado citado pela Lusa.
Na ocasião, o chefe da delegação alemã, Alois Schneider, referiu que “a Alemanha é um parceiro empenhado, fiável e experiente, que apoia Moçambique na implementação dos seus objectivos de desenvolvimento, através de uma cooperação eficaz”.
O país europeu é um dos maiores doadores bilaterais de Moçambique, com uma longa história de cooperação, acrescentou Schneider.
O responsável declarou que a ajuda da Alemanha vai concentrar-se mais na região Norte de Moçambique, onde a província de Cabo Delgado é desde 2017 afectada por uma insurgência armada, caracterizada por várias entidades como terrorismo.
Por sua vez, o chefe da delegação moçambicana nas referidas negociações, Aristides Adriano, referiu que o Governo de Moçambique reconhece a importância da parceria com a Alemanha, no âmbito da cooperação para o desenvolvimento.