O álbum “Sounds of Peace”, do saxofonista de jazz, compositor e produtor moçambicano, Moreira Chonguiça, que chegou ao público em Novembro de 2022, foi premiado com o ‘cobiçado’ South African Music Awards (SAMA) na categoria “Rest of Africa Award”.
Concorreram nesta categoria com Moreira Chonguiça renomados artistas como Ckay (Nigéria), Davido (Nigéria), Sha Sha (Zimbabwe), Tim Lyre (Nigéria) e Ferra Gola (RDC).
A cerimónia da 29ª edição do SAMA vai decorrer este Sábado, 18 de Novembro de 2023, no Sun Bet Arena em Pretória, África do Sul. O evento será transmitido em directo na SABC1 a partir das 20h00.
Este prestigiado prémio reconhece a contribuição excepcional do álbum na superação de fronteiras e na promoção da unidade através da linguagem universal da música.
Ao agradecer a premiação, Moreira Chonguiça referiu que “receber o prémio SAMA na categoria ‘Rest of Africa Award’ é uma tremenda honra. Sounds of Peace foi um trabalho de amor, com o objectivo de mostrar a rica tapeçaria musical de Moçambique e promover uma mensagem de unidade e compreensão. Este prémio não é apenas um reconhecimento do nosso trabalho, mas também uma celebração das diversas tradições musicais que compõem o belo continente africano”, disse.
O saxofonista agradeceu a equipa por trás do “Sounds of Peace”, gratidão que estendeu ao South African Music Awards, “por este prestigiado reconhecimento”, esperando continuar sua jornada musical, promovendo a paz, harmonia e diplomacia cultural, através da linguagem universal da música.

“Produzido por Moreira Chonguiça, o álbum tece perfeitamente uma tapeçaria de linguagens, melodias, ritmos e vozes de todo Moçambique, criando uma experiência sonora harmoniosa que ressoa com o público em todo o mundo. O Rest of Africa Award no SAMA é um testemunho da mestria excepcional do álbum e sua capacidade de transcender as fronteiras geográficas”, lê-se numa nota enviada à FORBES ÁFRICA LUSÓFONA.
Refira-se que o álbum “Sounds of Peace” teve recentemente reconhecimento público e foi premiado como “Melhor Álbum/Artista de Jazz Internacional” na 7ª Edição do “Mzantsi Awards”, a 26 de Agosto último, em cerimónia realizada no Soweto Theatre, em Johannesburg, na África do Sul.
Esta é a quarta premiação de Moreira Chonguiça no SAMA. Moreira Chonguiça já ganhou o prémio como “Melhor Produtor”, em 2005, pelo seu álbum “Vol 1: The Journey”; “Melhor Álbum de Jazz Contemporâneo” e “Melhor Capa de Álbum”, em 2009, pelo “Vol 2: Citizen of the World”.