O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) vai apoiar directamente em Angola as iniciativas privadas no âmbito do Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos (Planagrão), garantiu o seu presidente, Akinwumi Adesina.
O líder máximo do BAD, que falava nesta Sexta-feira, 09, em Luanda, depois de uma reunião com os ministros angolanos das Finanças, Vera Daves de Sousa, e da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, afirmou que a instituição pretende aumentar o investimento no sector privado.
“Conversamos sobre o forte apoio do Banco Africano de Desenvolvimento para a agricultura, porque o Presidente [de Angola] João Lourenço quer focar-se neste sector com uma grande iniciativa. O BAD vai apoiar o desenvolvimento do que nós chamamos de zona de processamento agroindustrial no país”, precisou.
Recentemente, o ministro da Economia e Planeamento de Angola, revelou que o Governo prevê aplicar no Plano Nacional de Fomento para a Produção de Grãos, durante o quinquénio 2023-2027, cerca de 500 milhões de dólares, apenas para a produção [de grãos], e outros 500 milhões de dólares para a construção das infra-estruturas.
Akinwumi Adesina referiu que a instituição que dirige tem disponível todos os anos, através do Fundo Africano para o Desenvolvimento (FAD), cerca de 250 milhões de dólares para investir no sector privado. “Nós queremos fazer muito mais pelo sector privado, porque isto vai garantir que o desenvolvimento continue”, justificou.
Por sua vez, a ministra das Finanças, Vera Daves, confirmou que as autoridades angolanas estão interessadas em ver os projectos do sector privado relacionados à produção de grãos, nos próximos cinco anos, a receber o apoio financeiro do BAD.
“O BAD tem uma agenda muito forte no que diz respeito ao financiamento da agricultura. Então ficou o compromisso estabelecido de partilhamos a informação detalhada sobre o Planagrão, e com o apoio do BAD e outros parceiros que o banco tenha, mobilizarmos os recursos para financiar o sector privado nas iniciativas relacionadas com o Planagrão”, disse.