A Administração Geral Tributária trabalha com o Ministério da Educação no sentido de implementar pressupostos de educação financeira nos manuais escolares do ensino primário, como disse à imprensa o seu administrador Leonildo Manuel a margem primeiro Congresso Nacional Sobre Educação e Cidadania Fiscal, que aconteceu hoje, 29 de abril de 2024, em Luanda.
O objectivo dessa parceria é fazer com que os mais jovens comecem desde “cedo a perceber o que são os impostos, quais são os impostos e como funcionam”, disse o administrador da AGT, Leonildo Manuel.
O administrador que falou também na abertura do primeiro Congresso Nacional Sobre Educação e Cidadania Fiscal, disse que o verdadeiro motivo deste avanço tem que ver com o facto de se perceber que cidadania se faz com educação, portanto, “sem educação não se consegue avançar nos processos de alargamento da base tributária, as quais o Estado trabalha desde 2009”.
Por seu turno, a antiga técnica da AGT, hoje administradora da Cimangola, Alice Neves, disse que a educação fiscal é crucial para os passos que se quer dar, ainda mais numa realidade como a que vivemos. Entretanto, chamou atenção para o verdadeiro desafio, que na sua perspectiva, consiste “em introduzir no cidadão a vontade intrínseca de pagar imposto”, rematou, tendo referido que a qualidade do serviço público incentiva o pagamento de impostos.