Vice-governador da província da Lunda Sul para o sector Técnico e Infra-estruturas, Evanerson Kaputu integra a delegação angolana encabeçada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, que nos Emirados Árabes Unidos participa na Dubai Diamond Conference, evento onde Angola procura convencer investidores a apostarem no Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, que surge como peça decisiva para o desenvolvimento local da cadeia de valor dos diamantes. À FORBES ÁFRICA LUSÓFONA, Evanerson Kaputu fala dos ganhos da exploração diamantífera para Lunda Sul, em que destaca a criação de postos de trabalho.
Qual é o objectivo da presença do Governo da Lunda Sul na Dubai Diamond Conference?
O objectivo da nossa presença aqui nesta conferência decorre de um convite expresso dirigido ao Exmo senhor engenheiro, governador Daniel Felix Neto, a quem estamos a representar.
Vários projectos de exploração diamantífera no país estão baseados na Lunda Sul, mas, pelo que se vê, isto não tem se traduzido em desenvolvimento da província, a vários níveis. O que estará a faltar?
É verdade sim que a nossa província tem vários projectos diamantíferos: uns em fase avançada de exploração, outros em fase de prospecção e que têm se traduzido na criação de vários postos de trabalho directos, bem como no apoio ao desenvolvimento directo de algumas acções na área de educação e saúde. Vale aqui referir, por exemplo, o apoio multiforme em vários projectos da sociedade mineira de Catoca.
Em termos práticos, que impacto a exploração diamantífera na Lunda Sul está a ter na província?
Os aspectos práticos são os que há pouco me referi, no âmbito da criação de postos de trabalhos e na dinâmica da própria actividade mineira.
Com que perspectivas é que o Governo da Lunda Sul encara para o Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo, inaugurado em Agosto do ano passado, pelo Presidente da República?
Realçar que foi uma visão estratégica do nosso Executivo liderado por Sua Excelência Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, na medida em que com a criação deste polo a cadeia de valor fica agregada ao nosso território e, naturalmente, mais-valia se poderá obter com essa cadeia de valor.
O facto de se ter aproveitado a conferência para se realizar o fórum para captação de investimentos para o Polo de Desenvolvimento Diamantífero de Saurimo diz-lhe alguma coisa?
E para nós é motivo de satisfação e encorajador o facto de esta conferência ter um condão na promoção do referido Polo. Queremos enaltecer essa iniciativa e naturalmente esperar que a mesma se reflicta em termos práticos para a sustentabilidade do projecto.