O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, afirmou nesta Quinta-feira que o seu país quer reforçar as relações de cooperação com Angola e anunciou, nesse contexto, que a Comissão Binacional de Cooperação (BNC) realizará o próximo encontro em Luanda em 2025.
“A África do Sul e Angola desfrutam de relações fraternas antigas. Durante muitos anos Angola apoiou a nossa luta de libertação (do regime de ‘apartheid’) e o povo sul-africano ficou felicíssimo por ver os angolanos conquistarem a sua independência, há quase 50 anos”, declarou o chefe de Estado sul-africano no final de conversações, em Pretória, no âmbito da visita de Estado do seu homólogo angolano.
Ramaphosa salientou que esta “história partilhada” pelos dois países serviu de base à cooperação através da comissão binacional, criada em 2000 entre os governos do Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde 1994, e do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que governa Angola desde 1975.
A Comissão Binacional de Cooperação (BNC) realizará o próximo encontro em Luanda no próximo ano, anunciou Cyril Ramaphosa.
O líder sul-africano sublinhou que “Angola e a África do Sul são duas das maiores economias da região Austral do continente”, e que Pretória e Luanda acordaram na “necessidade de reforçar as relações a nível comercial e em várias outras áreas também”, sem avançar detalhes.
O Presidente da África do Sul, citado pela Lusa, referiu-se ainda ao projecto do corredor do Lobito, dizendo que este tem sido liderado por João Lourenço, que “a articulação da sua visão de uma zona de desenvolvimento económico” e o projecto são recebidos positivamente por Pretoria que “apoia totalmente o estabelecimento desse corredor e (…) oportunidades para uma colaboração mais aprofundada entre os nossos dois países”.