O antigo ministro das Finanças de Moçambique, Manuel Chang, foi entregue na manhã desta Quarta-feira a agentes policiais norte-americanos, em Joanesburgo, e extraditado em jato particular para os Estados Unidos da América (EUA), disse uma fonte governamental sul-africana.
“O Ministério da Justiça pode confirmar que o senhor Manuel Chang foi entregue às agências da lei dos Estados Unidos da América, onde se espera que seja julgado por uma variedade de assuntos relacionados com fraude, entre outros”, avançou à Lusa Chrispin Phiri, porta-voz do ministro da Justiça da África do Sul.
De acordo com informações divulgadas anteriormente pela Lusa, o tribunal inglês decidiu que o julgamento deve avançar, mesmo caso o Governo de Moçambique não divulgue os documentos secretos solicitados pelo tribunal.
Recorde-se que o governo moçambicano ainda não divulgou os documentos secretos relativos às dívidas ocultas, que estão na posse do Gabinete do Presidente da República e do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE).